top of page

ESPECIAL NASCENTES: FONTES D' ÁGUA

O que são as Nascentes?


Nascente é um ponto de onde a água jorra através da superfície solo. Também é conhecida como fio, mina ou olho d'água, cabeceira ou fonte.

É possível evitar a contaminação das águas das nascentes adotando práticas simples, tais como:

  • não construir currais, chiqueiros, galinheiros, e fossas sépticas em terrenos acima das Minas;

  • fazer o cerceamento, respeitando a distancia mínimas de 50 metros do olho d' água, para evitar a entrada do gado e a contaminação da água com estrume;

  • usar adubos e agrotóxicos somente quando necessário e nas quantidades recomendadas. O ideal é evitar sua aplicação em áreas de várzea e de recarga das nascentes.

Bica de Nascente

Fonte: Mérito Verde

A Mata Ciliar

Também conhecida como mata de galeria, a mata ciliar estabiliza as margens, impede a erosão e o assoreamento dos rios, além de conservar a umidade do solo. Sua destruição, principalmente para dar lugar à criação de gado e à agricultura, gera sérios impactos ambientais. Isso porque ela funciona como filtro natural do escoamento superficial das chuvas, absorvendo os volumes excedentes de agrotóxicos usados nas lavouras, preservando assim os cursos d' água.

As matas ciliares como Corredores Ecológicos

A preservação ou restauração das matas ciliares também é essencial para que elas cumpram o papel de corredores ecológicos. Ao interligarem os fragmentos florestais, facilitam o trânsito de diversas espécies de animais, pólens e sementes. Com isso, favorecem o crescimento das populações de espécies nativas, as trocas gênicas e, consequentemente, sua reprodução e sobrevivência.


Vista Superior de uma nascente preservada

Fonte: Prefeitura de Sorocaba

Fonte Texto: Revista Ecológico Ano 7 - nº 82


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page